![]() |
| Da esquerda para direita - Nelson Arruda e Ricardo Ferrari |
Esta edição abre espaço para conhecermos um pouco mais do trabalho de dois grandes nomes de nossa Arquitetura francana: Nelson Arruda e Ricardo Ferrari. Iniciando o nosso bate papo, que foi bem descontraído, perguntamos quando e como eles optaram pela Arquitetura.
Nelson: Eu sempre quis fazer Arquitetura, no final da infância, aos sete anos de idade, eu já falava que ia ser um arquiteto.
Ricardo: O meu avô era pedreiro e eu gostava de acompanha-lo nas obras, quando estava de férias, e sempre tive vontade de vivenciar isto. Daí fiz um colégio técnico e fui fazer Faculdade de Arquitetura.
Como Nasce o projeto ideal?
Ricardo: O projeto nasce de uma boa conversa com o cliente. Interpretar o que realmente quer e depois investir muito tempo na prancheta mesmo, no desenvolvimento. Até hoje fazemos toda a criação na prancheta para depois fazermos a maquete eletrônica, com qualidade de foto, mas tudo sai da prancheta.
Nelson: O projeto ideal é quando você consegue solucionar os obstáculos que o cliente solicitou, da melhor maneira possível. Assim, percebemos que o projeto está pronto.
O que é para vocês um bom design arquitetônico?
Nelson: É conseguir solucionar um problema da maneira mais simples e objetiva possível, sempre. Tudo o que é bom em design geralmente é simples. Quando começa a florear muito é porque não chegou a solução.
Ricardo: Para mim é solucionar os problemas sem deixar a estética de lado. É uma estética atraente e solucionar os problemas simultaneamente. Em nossa opinião, um mau design envelhece, enquanto que o bom design envelhece com dignidade. Os projetos de vocês são permeados de leveza, tons claros que permitem o uso de móveis e decoração com cores mais fortes, ambientes com muito luxo.
No decorrer da carreira de vocês o luxo mudou?
Ricardo: Na verdade, procuramos fazer uma arquitetura mais neutra, mais básica, deixar tela em branco para que na hora de decorar você tenha mais liberdade, porque um piso, uma pedra, um granito você não vai trocar daqui uns cinco anos de uma casa nova. Então procuramos fazer uma Arquitetura mais neutra pra na hora da decoração se possa ser mais ousado. Em busca da originalidade em todos os projetos que fazem, fica difícil renovar-se sempre?
Nelson: Não. Porque tudo o que tem na Arquitetura já existe. A gente não vai inventar nada. Só que a combinação dos elementos da Arquitetura é infinita. Cada projeto tem a sua originalidade, mesmo com os mesmos elementos, sempre. Ricardo: Eu diria que a renovação é muito simples para quem ama o que faz. Pesquisamos e buscamos coisas e adequamos aos nossos projetos. Então a gente se recicla automaticamente, se renova mesmo que sem querer.
Na questão do Aquecedor Solar, como vocês avaliam a sua importância nas edificações?
Nelson: Hoje em dia, século XXI, com problema de água e de energia é fundamental. Não se pode pensar mais em conceber um projeto sem este tipo de melhoria. É inevitável, a ponto de a Caixa Econômica Federal não liberar nenhum crédito se o projeto de qualquer casa, de qualquer padrão, não apresentar aquecedor solar. É uma atitude sustentável.
Ricardo: A princípio o Aquecedor solar tinha um valor alto e as pessoas pensavam se iam colocar. Hoje, com uma simples conta matemática você vê que é quase inevitável colocar o Aquecedor Solar, principalmente com o aumento de energia dentro desses primeiros 06 meses do ano de 46%. O aquecedor solar está cada dia melhor, mais barato, mais acessível, enfim, outras medidas sustentáveis como o reuso da água da chuva, placa fotovoltaica, lâmpadas de led vão ser inevitáveis.
O que vocês identificam como determinante para o sucesso do trabalho de vocês?
Nelson: Primeira coisa: paixão pelo que faz seriedade e capacidade de escutar o seu cliente. Não achar que você é o dono da verdade. Nós temos que ter a capacidade de transmitir a sua necessidade, por em prática, viabilizar. Tem que ter a humildade, a capacidade de escutar para poder materializar o que o cliente quer.
Ricardo: É bem isso. Tem que amar o que faz senão não faz.
Entre no site e conheça mais do trabalho desses 02 grandes profissionais de nossa cidade.















0 comentários:
Postar um comentário