A via Sol Aquecedor Solar é uma das empresas que têm selo do Inmetro em todos os seus equipamentos, por seu desempenho aferido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Segundo a Portaria do Inmetro 352, datada de 06 de julho de 2012, ficou decidida a vigência da certificação compulsória dos aquecedores solares, pelos representantes da DASOL e o Inmetro.
A determinação é para garantir a qualidade dos equipamentos para o consumidor final, para uma concorrência justa e franca.
Ficou definido que todos os equipamentos só podem ser fabricados com o registro do Inmetro, porém, o processo é moroso, os laboratórios estão com uma grande demanda de testes de equipamentos para adequar as normas e a infraestrutura dos mesmos também passou por um ajuste para atender todas as empresas com propriedade.
Para fazer os testes dos equipamentos estão habilitadas a empresa IPT da USP de São Paulo e a empresa Green Solar na PUC de Belo Horizonte. Ambas estão fazendo o possível para que consigam liberar os equipamentos dentro de um prazo razoável.
A partir do início da compulsoriedade, a fiscalização dos produtos pelo Inmetro será mais orientativa, até que ambos possam finalizar os testes com as novas regras da certificação.
O procedimento desta certificação começou em 1996, por iniciativa de alguns fabricantes que, voluntariamente, aderiram ao PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Em 1998, com a adesão de mais empresas, foram iniciados os testes de qualidade e segurança em coletores solares e reservatórios térmicos. Atualmente, cerca de 40 fabricantes oferecem produtos etiquetados pelo Inmetro.
O mercado de fabricantes de aquecedores solares conta com mais de 120 empresas em todo o Brasil. Muitas dessas empresas têm foco regional e carecem de um nível adequado de informações e esclarecimentos sobre o processo de certificação compulsória.
A Via Sol tem o selo do Procel que é a classificação A, o TOP na qualidade que comprova, ainda mais, junto ao consumidor a nossa idoneidade, transparência e confiabilidade dos nossos equipamentos.
Fonte: Revista Sol Brasil
0 comentários:
Postar um comentário