![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0sfFBBCjqGeeFRNGE8d0McUiO5cdM3QzjZKN_etbJO7a_edTWbSWHrpOy2Vivp1A9Y_vuB4r-eGgFEvytv-KuS47pMJE0BxLLv4vJkji4BmKburZ4t5y8lr0zL_0vCSlN70PIAx6DGKZP/s400/Capa_Imagens_RedeInfopressViaSol_edi06_05.jpg)
Algumas vezes os motoristas acabam lembrando-se de algumas partes dos carros apenas quando elas dão algum tipo de problema. Os freios estão nesta lista.
O sistema de freios é um item de segurança do veículo. Ele é formado por componentes de fricção e de sistema hidráulico. Os componentes de fricção são os que utilizam o atrito entre as partes para efetuar a frenagem do veículo. Já os componentes hidráulicos são usados para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar. As peças de fricção são: disco, tambor, pastilhas e lonas de freio. Cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda e pinça de freio formam o sistema hidráulico.
É fundamental que o motorista revise seus freios sempre que sentir alguma coisa de diferente na direção do carro.
Sintomas podem indicar problemas nos freios:
• Chiado ao frear
• Necessidade de adicionar fluido de freio constantemente
• Falta de potência nos freios
• Acendimento da luz do painel
• O carro puxar para algum lado quando o freio é acionado
Nesses casos, leve o automóvel até uma oficina para corrigir o problema.
Cuidados com os freios do seu carro
Alguns cuidados rotineiros podem fazer com que os freios funcionem melhor e ajudam a evitar problemas.
• Evite freadas bruscas: seja sutil na hora de frear. Frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e desgastam mais rapidamente os freios.
• Use freio motor: deixe sempre o carro engrenado em marchas mais curtas em declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina.
• Verifique periodicamente pastilhas, discos, lonas e tambores: nós já te contamos aqui que as pastilhas devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros. Na hora da troca geralmente também será necessário substituir os discos. Aproveite a ocasião e peça para o mecânico verificar o estado das lonas e tambores. Após a troca, evite frear bruscamente por até pelo menos 300 km rodados para que pastilhas e discos possam se assentar.
• Fique atento ao fluído de freio: ao trocar as pastilhas, verifique também o fluído de freio. Ele deve ser trocado a cada 40.000 km, 02 anos, quando tiver algum vazamento ou quando algum componente hidráulico for substituído. Com o passar do tempo, esse líquido sofre contaminação pela água presente no ar e começa a ferver mais rapidamente, o que pode comprometer todo o sistema de freios.
Agende seu horário e faça uma revisão. Evite acidentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-h1C_H3EnOVMfxH8jwxQaMaZ9uprbD5ZSTVyzXUDfZ9NWKbaYENl6ZhBAzGU5DBOMSP-cJLFZXxgX-IaWX6_2FnG8IKNK256EYhpg56JAZBlLfXsUDzneCXeGyDZUGkxSAa4JkBt7eF8S/s400/revisao-de-freios-troca-de-pastilhas-qualicenter-auto.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário